Tribunal lança nova exposição virtual com obras do artista colombiano Pablo Manrique


A área de exposições do Flickr do Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresenta, a partir desta semana, uma seleção de trabalhos do artista plástico colombiano Pablo Manrique, em mais uma mostra virtual promovida pela Coordenadoria de Memória e Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Imprensa e Conteúdo da corte.

Natural de Bogotá, Pablo formou-se pela Academia Guerrero de Arte e prosseguiu seus estudos em Cuba, na Escola de Belas Artes. Pintou e aprendeu com o mestre Mário Mendonça. Radicado há alguns anos no Brasil, cria seus quadros imerso na natureza da Mata Atlântica, na região serrana perto da cidade de Paraty (RJ), onde reside.

Clique na imagem para acessar a exposição virtual:

Em 2019, no Espaço Cultural STJ, o artista realizou a exposição A Parte e o Todo. Tendo em vista o sucesso da mostra, suas obras estão sendo reapresentadas ao público, agora em formato virtual.

"Procuramos, a partir desta exposição virtual, recordar a engenhosidade desse artista, trazendo a novos públicos as imagens das obras exibidas naquela ocasião", afirmou o chefe da Seção de Memória e Difusão Cultural da Coordenadoria de Memória e Cultura, Evanildo da Rocha Carvalho.

Conheça mais sobre o trabalho de Pablo Manrique.

Uma obra do artista, "Corriente #3", tema da terceira edição do periódico virtual Arte no Tribunal, foi doada ao STJ por ocasião da exposição A Parte e o Todo e se encontra na galeria do Espaço Cultural.

O acervo de obras de arte do tribunal conta hoje com centenas de peças de renomados artistas. A coleção é o resultado de doações feitas em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público.

O Espaço Cultural STJ, criado em 2001, já abrigou mais de 170 exposições temporárias, assinadas por artistas de várias partes do país e do exterior. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência como ambiente inovador e amplamente visitado pelo público apreciador das artes visuais.

A última exposição presencial no Espaço Cultural STJ foi a do artista brasiliense Fernando Rabuja, em março de 2020, e suas aquarelas foram objeto da primeira mostra virtual no Flickr do STJ. As atividades do Espaço Cultural tiveram de se adaptar às circunstâncias da pandemia da Covid-19, e as exposições, por enquanto, continuarão no formato virtual.

Visiternas exposições virtuais do STJ.